Tori Amos

 


Nascida em 22 de Agosto de 1963, Myra Ellen Amos é o que pode se chamar de um prodígio. Escreveu sua primeira música aos três anos de idade, expulsa na infância do internato onde estudava pelo seu amor ao rock e por não gostar de ler partituras de piano. Teve suas primeiras gravações divulgadas com a ajuda do próprio pai, passando a tocar em um circuito de bares no fim da adolescência. Chamou a atenção do público ao virar líder do grupo Y Kant Tori Read no fim da década de 80. 


A partir do lançamento do álbum Little Earthquakes, em 1992, estabeleceu seu nome como um dos principais da cena alternativa, liderando um movimento feminino que contava também com nomes como Björk e Pj Harvey. Lançou outros cinco álbuns pela Atlantic Records, entre as décadas de 90 e 00, onde todos tornaram-se clássicos de sua época. Em 2002 lançou Scarlet’s Walk pela Epic, sendo considerado um dos melhores trabalhos da sua carreira pelos fãs. Seu último álbum, Ocean To Ocean, lançado em 2021, rendeu elogios da crítica especializada mesmo depois de 30 anos desde o início de sua carreira solo.


Tornou-se uma das mais influentes artistas femininas da cena alternativa. Florence Welch já gravou uma versão do single Cornflake Girl. Regina Spektor já definiu Tori, ao lado de Joni Mitchell e Anni De Franco, como uma de suas principais influências. St. Vincent já citou Tori na música The Melting Of The Sun, definindo-a como uma de suas influências ao lado de nomes como Nina Simone e Joni Mitchell. Sky Ferreira já declarou ser fã no Instagram.


A crítica especializada também já citou a influência de Tori em outros nomes como Fiona Apple, Bat For Lashes, Joanna Newsom e Marina And The Diamonds. Além disso, a revista Spin elegeu Tori como uma das mais influentes artistas da história na posição #18. A Pitchfork elegeu Little Earthquakes como um dos dez melhores álbuns da década de 90, na posição #8, em sua lista original.


Em 1999 tornou-se uma visionária ao se tornar a primeira artista da história a comercializar um single digital em formato dowload. Também foi fonte de inspiração para a personagem Delírio no HQ Sandman, do seu amigo e escritor Neil Gaiman.


Além da música Tori também virou uma figura social importante ao fundar em 1995 o RAINN, uma linha de ajuda para que vítimas de estupro pudessem denunciar crimes. Essa tema já tinha sido abordado pela própria Tori no álbum Little Earthquakes, onde em algumas músicas cita a experiência de ter sido também uma vítima.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Guardian